O inverno começou oficialmente nessa quinta-feira (21). Esta é a época do ano em que as pessoas asmáticas costumam sofrer mais com a doença por causa do tempo seco, principalmente as crianças. Ontem foi lembrado o Dia Nacional de Combate à Asma, doença respiratória crônica mais comum no Brasil. Caracteriza-se pela inflamação das vias respiratórias dificultando a passagem do ar com contrações ou broncoespasmos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com a enfermidade. A pediatra da Unimed-BH Cibele Amaral Cunha explica que o tempo mais seco e frio característicos do inverno favorece as lesões na mucosa respiratória. “O organismo de todos precisa respirar em condições ideais de umidade e temperatura. No caso do asmático, que já tem o epitélio respiratório mais inflamado, as condições ficam ainda piores nesse período. Para evitar internações e limitações, o acompanhamento permanente é fundamental”.
Acompanhamento
O tratamento correto da doença favorece uma boa qualidade de vida. A Unimed-BH desenvolve ações com esse objetivo, como o Programa de Atenção Ambulatorial à Criança com Asma, na Unidade Contagem.
“O controle da doença desde cedo é muito importante. Por isso, procuramos sempre identificar e conduzir os pacientes que dão entrada no pronto-atendimento para o programa”, conta a pediatra.
O trabalho tem como objetivo diagnosticar precocemente, prevenir e controlar as crises, bem como aprimorar a qualidade de vida dos pacientes. É realizado por uma equipe multidisciplinar de médicos e profissionais de enfermagem. Entre as medidas adotadas estão o acompanhamento contínuo por meio de consultas médicas, orientação da equipe de enfermagem e recomendações às famílias dos pacientes.
A iniciativa apresenta bons resultados entre os pacientes monitorados. Em 2017, por exemplo, a taxa geral anual de internação desses pacientes teve uma redução média de 63%. Além disso, as internações causadas por asma caíram 74% após a entrada no Programa, passando de 44% para 19%.
Luan Bolelli Ferreira, de nove anos, é acompanhado pelo programa da Unimed-BH. Ele nasceu com um problema respiratório congênito, foi operado e diagnosticado com asma. Graças ao monitoramento regular, vive sem limitações. “O problema dele era muito grave e cheguei a imaginar que ele não levaria uma vida completamente normal. Porém, com o tratamento permanente, meu filho hoje faz de tudo, joga bola, está na aula de judô e natação”, conta a mãe da criança, Euza Bolelli de Souza.
Medidas preventivas para amenizar os sintomas e evitar crises
- fique longe da fumaça de cigarro e da poluição;
- evite ambientes com muita poeira e ácaros;
- não conviva com animais domésticos, como gatos e cachorros;
- proteja-se das mudanças bruscas de temperatura;
- previna-se contra gripes e resfriados.
Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/pais-devem-redobrar-a-atencao-com-crises-de-a
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Domingo de fé, passeio ciclístico, almoço e encontro de carros antigos na Festa de Sant...
Fé e devoção marcam a sexta-feira na Festa de Santa Cruz; sábado tem missas na Igrejin...
Estreia hoje o Leandra Center Park em Guarda dos Ferreiros ! Diversão garantida para toda...
Sexta-feira tem programação especial no Santuário Santa Cruz em Guarda dos Ferreiros
Estreia hoje o Leandra Center Park em Guarda dos Ferreiros ! Diversão garantida para toda...
Sexta-feira tem programação especial no Santuário Santa Cruz em Guarda dos Ferreiros
Domingo de fé, passeio ciclístico, almoço e encontro de carros antigos na Festa de Sant...
Fé e devoção marcam a sexta-feira na Festa de Santa Cruz; sábado tem missas na Igrejin...